"Ha pessoas que choram por saber que rosas tem espinhos outras gargalham de alegria por saber que espinhos tem rosas" Confucio
quarta-feira, 7 de maio de 2008
FREUD & AGATHA CHRISTIE
Sigmund Freud
( PSICÓLOGO )
"Somos feitos de carne, mas temos que viver como se fossemos feitos de ferro."
"O objetivo da ciência não é atemorizar ou consolar. Mas, de minha parte, estou pronto a admitir que conclusões importantes, como as que inferi, deveriam apoiar-se em fundamentos mais amplos, e que, talvez, desenvolvimentos em outras direções possam permitir à humanidade corrigir os resultados dos desenvolvimentos que aqui venho considerando isoladamente. "
"É absolutamente normal e inevitável que a criança faça dos pais o objeto da primeira escolha amorosa. Porém, a libido não permanece fixa nesse primeiro objeto: posteriormente o tomará apenas como modelo, passando dele para pessoas estranhas, na ocasião da escolha definitiva. Desprender dos pais a criança torna-se portanto uma obrigação inelutável, sob pena de graves ameaças para a função social do jovem. "
"Só os fatos da infância explicam a sensibilidade aos traumatismos futuros e só com o descobrimento desses restos de lembranças, quase regularmente olvidados, e com a volta deles à consciência, é que adquirimos o poder de afastar os sintomas."
"O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver."
"Qualquer coisa que encoraje o crescimento de laços emocionais tem que servir contra as guerras."
"A religião é comparável com uma neurose da infância."
"A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana."
"Se queres poder suportar a vida, estás disposto a aceitar a morte."
"O que se precisa para ser feliz? Trabalho e amor."
"As vezes um charuto é somente um charuto."
Agatha Christie
( ESCRITOR )
"O arqueólogo é o melhor marido que uma mulher pode ter; quanto mais velha ela fica, mais interesse ele tem por ela."
"Não há nada mais empolgante neste mundo, eu acho, que ter uma criança que é sua e que ao mesmo tempo é uma estranha."
"O segredo de seguir em frente é começar a trabalhar."
"Me especializei em assassinatos de interesse silêncioso e familiar."
"Gosto de viver. Algumas vezes me sinto muito, desesperadamente, loucamente miserável, atormentada pela aflição, mas mesmo diante disso tudo eu compreendo que estar viva é uma coisa grandiosa."
"A melhor hora para planejar um livro é enquanto lava-se a louça."
"Fomos deixados com o sentimento horrível agora de que a guerra nada resolveu; que ganhar uma guerra é tão desastroso quanto perder."
"Agora vivo num tempo emprestado, aguardando na sala de espera pelas reuniões que inevitavelmente virão. E depois - vou para a próxima coisa, seja lá o que for. Quem tem sorte não precisa passar por isso."
"Não acho que a necessidade é a mãe da invenção - uma invenção, na minha opinião, surge diretamente da indolência, possivelmente também da preguiça. Para poupar-se trabalhOS."
"Coisas curiosas, hábitos. As próprias pessoas nunca souberam que as possuem."
"Eu gosto de viver. Já me senti ferozmente, desesperadamente, agudamente feliz, dilacerada pelo sofrimento, mas através de tudo ainda sei, com absoluta certeza, que estar viva é sensacional."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário